Sidarta na mídia: como construir salas de aula igualitárias

28.Jan.2019

No mês de janeiro, nossa mentora Rachel Lotan, por meio de um artigo na revista Pátio, descreveu a importância da parceria com o Colégio Sidarta, demonstrando as principais ferramentas que utilizamos para a construção de salas de aula mais igualitárias, que são o princípio de sua filosofia em torno do Ensino para Equidade. Abaixo, vocês encontram os principais assuntos destacados na matéria.

Como construir salas de aula igualitárias

*Reprodução do texto publicado por Rachel A.Lotan na revista Pátio – Ensino Fundamental, Nº 88 – janeiro/ 2019

Em uma típica sala de aula do ensino fundamental no Colégio Sidarta, o trabalho dos alunos decora as paredes. Eles trabalham em grupos de quatro ou cinco e discutem como fazer conexões entre representações gráficas de proporções e ângulos geométricos usando réguas, transferidores, marcadores coloridos e blocos de construção. Os grupos terminam seus produtos finais (cartazes ou modelos tridimensionais) e apresentam aos colegas, gerando ainda mais discussões.

A professora, uma profissional experiente e com grande paixão pela matemática, dedicou um tempo considerável para planejar a atividade de aprendizagem do dia. À medida que os alunos continuam trabalhando intensamente, ela circula entre os grupos, observa os alunos e faz anotações. Ela sorri muitas vezes ao perceber o envolvimento e o entusiasmo deles.

De tempos em tempos, ela para em um dos grupos, faz uma pergunta para aprofundar a conversa, faz comentários sobre a idéia particularmente criativa de um aluno ou dá um sinal de positivo ao grupo. E, mais uma vez, sei que ela procura evidências visíveis de que cada aluno de sua turma participa ativamente, contribui para a conversa e é ouvido e reconhecido pelos outros membros do grupo.

A professora quer ter certeza de que todos os seus alunos, independentemente do sexo, do desempenho acadêmico anterior e de suas origens demográficas, tenham acesso e possam aprender matemática de autonível e tenham oportunidades de demonstrar o que aprenderam. Sua abordagem pedagógica é conhecida como ensino para equidade.

Desenvolvido na Universidade de Standfort, o ensino para equidade é uma abordagem pedagógica projetada para criar e apoiar salas de aula igualitárias para alunos com uma ampla gama de conquistas acadêmicas anteriores, níveis variados de proficiência nas línguas de ensino e de diversas origens demográficas.

Em salas de aula igualitárias, os alunos têm vários caminhos para acessar um currículo adequado ao desenvolvimento, com rigor acadêmico e intelectualmente desafiador. Eles participam ativamente e interagem de forma equilibrada e igualitária com seus colegas.

Implementação do ensino para equidade

“Com essa metodologia, os alunos desenvolvem um senso de responsabilidade, e isso é muito importante. Eles aprendem a se comunicar e a aprender uns com os outros”

“Quando os alunos conversam entre si, passam por um sólido processo de aprendizagem”

“Mesmo quando os alunos têm dificuldades com conceitos específicos, eles sabem que terão domínio ao longo do tempo. Eles dizem: ‘Ainda não estou lá’.”

Esses comentários, feitos pelos professores do Colégio Sidarta e da Escola Estadual Henrique Dumont Villares, uma escola pública onde o ensino para a equidade é implementado, e outros comentários como esses, em outros contextos, mostram o que os professores apreciam sobre esse tipo de ensino: eles podem organizar a sala de aula para aprender e ver todos os alunos envolvidos e interagindo de forma produtiva.

Um professor do Colégio Sidarta disse o seguinte: “Há um aluno que teve dificuldade com matemática por alguns anos. No entanto, em uma atividade de trabalho em grupo, a sua contribuição foi a informação de que o grupo precisava para avançar e resolver a atividade. Daquele momento em diante, ela se sentiu muito mais confiante e começou a melhorar seu desempenho, crescendo para se tornar um aluno de alto desempenho. Outro dia, ele parecia ter uma pergunta sobre a atividade. Caminhei em sua direção querendo ajudá-lo. Ele me parou e disse: “espere. Eu consigo fazer. Agora você esta falando com Pitágoras”.

Em salas de aula igualitárias, todos os alunos podem contribuir e compartilhar suas idéias, seus conhecimentos e suas competências. Eles sabem que suas contribuições são reconhecidas e valorizadas. Mais importante ainda, quando os professores implementam o ensino para equidade de forma bem-sucedida, reduzem a desigualdade e, consequentemente, as diferenças de oportunidade, envolvimento e resultado. Portanto, os professores precisam e merecem o nosso apoio. Eles ganharam nossa admiração e respeito.

Rachel Lotan é professora emérita de educação. Seu ensino e pesquisa se concentram em salas de aula acadêmica e linguisticamente diversas, bem como na formação de professores. Ela é a ex-co-diretora do Programa de Instrução Complexa.

Deixe seu comentário

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: t_preencha

Filename: noticias/show.php

Line Number: 111

Backtrace:

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/application/views/noticias/show.php
Line: 111
Function: _error_handler

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/application/core/Main_Controller.php
Line: 1007
Function: view

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/application/controllers/Noticias.php
Line: 100
Function: load

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/index.php
Line: 293
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: t_preencha

Filename: noticias/show.php

Line Number: 127

Backtrace:

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/application/views/noticias/show.php
Line: 127
Function: _error_handler

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/application/core/Main_Controller.php
Line: 1007
Function: view

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/application/controllers/Noticias.php
Line: 100
Function: load

File: /home/storage/3/3b/6d/lw135834302950f6a775/public_html/colegio/index.php
Line: 293
Function: require_once

Comentário enviado!

Comentários

Busca

Próximos eventos

Posts Recentes

Arquivo

Nome da Postagem

Titulo da Noticia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus et enim faucibus, iaculis quam eu, rhoncus neque. Praesent mollis, ex eget efficitur egestas, lacus nibh gravida augue, eu placerat augue libero nec nulla. Mauris vestibulum varius orci, nec pretium libero. Vivamus in diam augue. Sed augue tellus, pretium nec odio vel, venenatis pharetra arcu. Nam molestie rutrum neque, id sollicitudin diam congue et. Nam et tortor condimentum, fringilla odio sed, laoreet enim. Sed a posuere augue. Vestibulum efficitur orci vel mattis varius.




Nome da Postagem

Titulo da Noticia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus et enim faucibus, iaculis quam eu, rhoncus neque. Praesent mollis, ex eget efficitur egestas, lacus nibh gravida augue, eu placerat augue libero nec nulla. Mauris vestibulum varius orci, nec pretium libero. Vivamus in diam augue. Sed augue tellus, pretium nec odio vel, venenatis pharetra arcu. Nam molestie rutrum neque, id sollicitudin diam congue et. Nam et tortor condimentum, fringilla odio sed, laoreet enim. Sed a posuere augue. Vestibulum efficitur orci vel mattis varius.




Login