COLÉGIO SIDARTA

Há 18 anos educando para a vida

Fundado em 1998, o Colégio Sidarta nasceu com um sonho de uma nova educação para o país. Seu nome significa “aquele que busca e alcança suas metas” e refere-se a Siddhartha Gautama, filho de um rei, que trocou as facilidades de sua vida de conforto e abundância pela busca de respostas, traçando seu caminho e construindo seu próprio conhecimento. Para nós, representa a busca pelo aprimoramento das competências do indivíduo e pretende expressar nossas convicções sobre a essência da educação.

Acreditamos no caminho do meio, que permeia todos os aspectos, competências e habilidades para formar um ser humano preparado para a vida. Nosso compromisso educacional busca encorajar o saber e fortalecer o ser.
O ensino de línguas como o mandarim, o inglês e o espanhol é aliado na formação das crianças e jovens, que estudam em período integral, em um espaço físico entendido como ambiente educador, a exemplo da prática das mais bem avaliadas instituições de educação mundiais. Valorizamos a aprendizagem pela experiência proporcionando uma educação baseada nos seguintes princípios:

Teorias não substituem experiência de vida.
É essencial estimular a
consciência do serviço à sociedade.
Sabedoria é reconhecer a unidade
que existe na diversidade.

Uma escola de aplicação

O Colégio Sidarta é a escola de aplicação do Instituto Sidarta. Isso significa que, além de alcançar os melhores resultados acadêmicos em exames nacionais e internacionais, faz parte do nosso desafio aplicar metodologias que preparem nossos alunos para a vida em sociedade. Como? Investindo de forma sistematizada no processo de formação dos que atuam diretamente com eles através de aprimoramento contínuo, análises de dados e apoio a iniciativas de pesquisa. Ser uma escola de aplicação nos habilita a transitar entre o universo escolar e o acadêmico garantindo que nosso discurso esteja presente em nossa prática diária. Desenvolver competências sociais com o mesmo rigor que as intelectuais é um de nossos principais pontos de investimento.

Como escola de aplicação do Instituto Sidarta, desenvolvemos e implementamos
metodologias inovadoras para aprimorar
a educação em nosso país

FAZER SIDARTA

Com base em nossos princípios e na intenção de educar para a vida, utilizamos diferentes metodologias e práticas inovadoras. Nosso fazer tem como premissas:

Desenvolvimento de competências sociais

Nosso foco é promover aos alunos uma experiência acadêmica em que possam unir seus sonhos pessoais ao compromisso ético com a sociedade. É preciso que aprendam a pensar sobre o mundo de forma crítica e aprendam a agir de forma colaborativa visando criar soluções para as demandas sociais.

Ensino de línguas como ponte para o respeito à diversidade

Pensando na necessidade de ensinar e reconhecer unidade em um mundo tão diverso, valorizamos as diferentes culturas para que o indivíduo possa constituir a sua identidade. Oferecemos além do português, o inglês, o espanhol e o mandarim na matriz curricular, proporcionando uma visão ampliada de mundo e competências pautadas nos múltiplos olhares para a realidade.

Aprendizado por meio da experiência

Nossa rotina, pautada em vivências e desafios, possibilita a aplicação dos conhecimentos aprendidos ampliando o repertório e oferecendo situações de observação, reflexão e convivência. Os Estudos do Meio e as Saídas de Apreciação desenvolvem o senso crítico e uma visão ampla, proporcionando a exposição dos alunos a diferentes situações e modos de vida, no propósito de estabelecer conexões e experiências significativas.

Curiosidade como combustível para a descoberta

É comprovado que o processo de investigação incentiva, aguça e evoca a curiosidade inata das crianças. Nosso objetivo é despertar no decorrer da vida escolar a exploração e trabalhar a Iniciação Científica criando uma cultura de pesquisa que tem como foco a resoluções de problemas locais e globais, tornando a ciência um processo ativo à serviço da comunidade.

Metodologias avaliativas à serviço da aprendizagem

Nossos processos de avaliação são voltados para a evolução da aprendizagem efetiva: Boletim Flexível, Recuperação Personalizada, Diário de Bordo, além da escolha de diferentes instrumentos avaliativos compõe alguns dos muitos recursos que utilizamos para promover nossos alunos para a construção do saber.

Espaço físico como ambiente educador

O projeto arquitetônico do Colégio Sidarta atende ao projeto pedagógico e explicita fisicamente nossos princípios. Pensado para proporcionar experiências de contato com a natureza, diferentes linguagens e uso de tecnologia, visa o acolhimento e cria condições para a aprendizagem e o desenvolvimento de diferentes competências.

Conhecer, observar e interagir dentro e fora da escola, trocar experiências, ouvir relatos, assistir, apreciar, questionar, criticar, produzir e expor sua produção, ser criticado e se auto-avaliar são ferramentas preciosas de aprendizagem e formação cultural.

CONHEÇA O INSTITUTO SIDARTA

Acreditamos que o acesso de todos a uma educação de qualidade é o caminho para um mundo melhor.

Fundado em 1998, o Instituto Sidarta é o resultado da iniciativa de um grupo de empresários que se basearam na premissa de que o investimento em cultura e conhecimento é o diferencial de um país. Somos uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para alterar as políticas públicas educacionais, desenvolvendo pesquisas, realizando projetos, implementando e disseminando ações que promovam uma educação para a equidade. 

Visite o site do Insituto Sidarta: www.sidarta.org.br/instituto

Lorem ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod

Login