Seminário Mentalidades Matemáticas:
Todos podem aprender em altos níveis


Instituto Sidarta, Fundação Lemann e
Fundação Itaú Social realizam evento
em São Paulo com Jack Dieckmann,
diretor de pesquisa do Centro de Estudos
Youcubed, da Universidade de Stanford (EUA),
coordenado pela professora Jo Boaler, que
também participará do evento (em conferência).

23 de Maio de 2018


Hotel Meliá Paulista

Avenida Paulista, 2181,
Metrô Consolação // São Paulo, SP

8h às 16h30







Jo Boaler, PhD
Jo Boaler é professora de Educação Matemática na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e cofundadora da plataforma YouCubed. É analista para testagem do Programa Internacional para Avaliação de Alunos (Pisa), na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), e autora do primeiro MOOC (aula on-line aberta e massiva) de ensino e aprendizagem de Matemática. Foi Professora Marie Curie de Educação Matemática na Inglaterra e ganhou o prêmio de melhor doutorado naquele país, concebido pela British Educational Research Association. É membro eleito da Royal Society of Arts (Grã Bretanha) e ex-presidente da International Organization for Women and Mathematics Education (IOWNE).
Foi agraciada com o Prêmio Presidencial, da National Science Foundation, e com o Prêmio de Equidade Kay Gilliland do National Council of Supervisors of Mathematics. Autora de nove livros e inúmeros artigos de pesquisa, Jo Boaler trabalha como consultora para diversas empresas do Vale do Silício e como apresentadora da Casa Branca sobre meninas e STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Recentemente, criou o site Youcubed (www.youcubed.org) para prover a professores e pais os recursos e as ideias que eles precisam para inspirar e estimular os estudantes em relação à Matemática.





Jack Dieckmann, PhD

Trabalha como diretor de pesquisa no Centro de Estudos Youcubed, da Escola de Educação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ele estuda e documenta a eficácia das oportunidades de aprendizagem da plataforma Youcubed para a Matemática, que tem por base os conceitos de mentalidade de crescimento (growth mindset), as aplicações da neurociência no ensino de Matemática, entre outras pesquisas e práticas desenvolvidas pelo Centro de Estudos para garantir alta qualidade na formação de professores.
Antes de ingressar à equipe do Youcubed, Jack foi diretor associado do Centro para Avaliação, Aprendizagem e Equidade, da Universidade de Stanford - Stanford Center for Assessment, Learning, and Equity (SCALE) - onde liderou o time dedicado à disciplina de Matemática para o desenvolvimento de avaliação de desempenho.
Como professor e pesquisador, Jack tem interesse nas áreas que explicam Matemática, especialmente para aprendizes de inglês, estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tem inglês como idioma nativo. Em 2009, Jack concluiu seu doutoramento em Educação de Matemática na Universidade de Stanford, orientado pelas professoras Jo Boaler e
Linda Darling-Hammond. Durante os últimos 12 anos, ele trabalha como professor adjunto no Programa de Educação de Professores da mesma Universidade - Stanford Teacher Education Program (STEP).




Sobre o Instituto Sidarta

O Instituto Sidarta busca contribuir com as políticas públicas educacionais brasileiras por meio de pesquisa, publicações e formação de educadores da Educação Básica. Fundado em 1998, o Colégio Sidarta, escola de aplicação do Instituto Sidarta, tem como foco de sua proposta desenvolver o apreço pelo conhecimento por meio da aprendizagem pela experiência. Por isso, estabelecemos relações com atores de projetos que tenham ressonância com o mesmo foco.
Nossos três princípios:
- Teorias não substituem experiências de vida.
- Sabedoria é reconhecer a unidade que existe na diversidade.
- É essencial estimular a consciência do serviço à sociedade.

Visite nosso site: http://www.sidarta.org.br/instituto/


Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos fundada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, a Fundação Lemann desenvolve programas que impactam milhões de alunos em escolas públicas de todo o Brasil e apoia instituições de excelência que trabalhem por um país mais justo e avançado.

Visite nosso site: https://fundacaolemann.org.br/


Sobre a Fundação Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. A trajetória do Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição do Itaú Social, contribuindo para o desafio de garantir os direitos de crianças e adolescentes por meio da educação.

Visite nosso site: https://itausocial.org.br/







Hotel Meliá Paulista:
Avenida Paulista, 2181, Metrô Consolação // São Paulo SP



SHOPPING CENTER 3
Abbraccio
Açai Verão
Baked Potato
Boali
Bon Grillê
Burger King
Cacau Show
Café do Ponto
Casa do Pão de Queijo
Chopp Brahma
Cristallo
Divino Fogão
Empório Grãos
Gendai
Giraffas
Go fresh
Griletto
Happy Donuts
Ice Creamy
KFC
Kopenhagen
Latife
Mania de Churrasco
Manteigaria Lisboa
Mc Donalds
Mexcla
Ofner
Oven Pizza
Pateo da Luz
Piadina
Pizza Hut
Poke Poke
Ramov Risotto Mix
Rizzo/Burger+
Spoleto
Starbucks
Subway
Taco Bell
Terra do Fogo
Una Donna
Viena


CONJUNTO NACIONAL REGIÃO (MENOS DE 8 MINUTOS)
Company Casual Menu
Grill Hall Paulista
Tenda Paulista
Viena
Bio Alternativa
Mc Donald's
Galeto's
Ragazzo
Habib's
Subway
Padaria Brasileira
Padaria Bella Paulista
Saúde e Sabor
Asia House Jardins







Seminário Mentalidades Matemáticas:
Todos podem aprender em altos níveis

Instituto Sidarta, Fundação Lemann e Fundação Itaú Social realizam evento em São Paulo com Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford (EUA)


Estudos internacionais de desempenho na área de Matemática apontam que, no Brasil, sete em cada 10 pessoas não têm domínio mínimo do conteúdo e, no senso comum, esse domínio não é mesmo para todos.Teria a população discalculia (transtorno de aprendizagem caracterizada por uma inabilidade de pensar, avaliar ou raciocinar processos que envolvam conceitos matemáticos)? Não! Pesquisas mostram que apenas 5% da população mundial sofrem desse transtorno.

O conceito de Mentalidades Matemáticas tem por base teórica o trabalho da professora e pesquisadora Jo Boaler, da Universidade de Stanford (EUA), que, nos últimos anos, tem revolucionado os estudos na área. Ela afirma que todos são capazes de aprender conteúdos matemáticos complexos.

Veja um exemplo do impacto que esse tipo de abordagem tem sobre a aprendizagem de alunos: após 18 dias de ensino de Matemática para turmas de 7° e 8° anos (na Califórnia, EUA), as pontuações dos alunos em testes padronizados melhoraram em média 50%, igual a 2,4 anos de escolaridade.

Com base nas pesquisas da neurociência, Jo Boaler apresenta propostas da teoria à prática de como a Matemática pode e deve ser ensinada de forma aberta, criativa e visual.Uma pesquisa recente revela que, das cinco áreas ativadas quando fazemos matemática, duas são visuais. Ou seja, sem a visualização, é como limitar o cérebro a dirigir a 60km/hora quando poderia conduzir a 100km/hora.

Três instituições comprometidas com a educação brasileira acreditam que a realidade pode ser modificada. Por isso, reuniram-se para apresentar o
Seminário Mentalidades Matemáticas, no dia 23 de maio, em São Paulo. A intenção é conscientizar o público sobre a urgência de tratar o tema no Brasil. O evento contará com a presença do pesquisador Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford, coordenado por Jo Boaler, que também participará do evento em conferência.

O dia será acompanhado dos lançamentos das versões brasileiras do livro Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula, de Jo Boaler, Jen Munson e Cathy Williams, voltado aos educadores brasileiros - essa já é a segunda obra de Jo Boaler traduzida para o português -, e do conteúdo on-line disponibilizado pelo site Youcubed (www.youcubed.org), por onde já passaram mais de 24 milhões de visitantes.



ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Instituto Sidarta

Cristiane Marangon
(11) 4612-2711, ramal 178
(11) 99975-0699
Fundação Lemann

(11) 3897-9566
assessoriadeimprensa@fundacaolemann.org.br


Fundação Itaú Social

Tamer Comunicação
Ana Claudia Bellintane
anaclaudia@tamer.com.br
(11) 3031-2388, ramal 238
(11) 96909-4407



Elaine Alves
elaine@tamer.com.br
(11) 3031-2388, ramal 237
(11) 97514-0799






________________________________