O que fazemos

Núcleo de Projetos: Embu com Arte

O que seria o Embu sem Arte? Realizado em parceria com o Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (IMPAES) e a Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes, o projeto Embu com Arte nasceu com o objetivo de fomentar reflexões acerca do ensino de arte nas escolas do município e, deste modo, transformar a prática de educadores em sala de aula.

Por meio do trabalho direto com coordenadores pedagógicos e educadores da rede pública de ensino, a iniciativa possibilita que os envolvidos – tanto alunos quanto professores – se percebam como sujeitos criadores, capazes de se expressarem através da linguagem artística, além de promover a valorização e a ocupação dos espaços culturais da cidade.

A cada encontro tenho sempre uma surpresa e sempre faço, para mim mesma, a pergunta: ‘Mas o que é Arte?’. E há sempre um novo olhar, uma nova resposta enfim, a sensibilidade está no ar… Estou muito feliz com todas as oportunidades!”
Profa. Lúcia Mendes de Carvalho- Escola Municipal Pau Brasil

O projeto teve início ao ser selecionado em um edital pelo Impaes, entre mais de 70 instituições, para receber apoio financeiro. Em seu segundo ano de existência, foi ampliado, e o Instituto Sidarta passou a atuar diretamente em uma escola da rede selecionada para ser transformada em um ambiente educador capaz de promover um diálogo entre a arte, a comunidade escolar e o espaço público.

A Arte é conhecimento que sensibiliza e humaniza, sendo um instrumento das representações imaginárias das distintas culturas que se renovam através dos tempos, construindo o percurso da história da humanidade.”
Profa. Rosimary Mendes de Matos, Secretária de Educação de Embu das Artes

A instituição selecionada foi a Escola Municipal Jd. Magali, voltada à educação infantil, escolhida pela equipe de especialistas do Instituto Sidarta em parceria com a Secretaria de Educação do município, após um cuidadoso processo de seleção que incluiu visitas avaliativas, entrevistas com os gestores das escolas e o preenchimento de uma carta de intenção. No ano seguinte, o projeto adotou outra escola da rede municipal de Embu das Artes, a EM Iodoque Rosa.

Evidências da efetividade da ação educativa do projeto Embu com Arte puderam ser constatadas na ampliação do repertório visual dos participantes, na valorização dos espaços culturais da cidade de Embu e de São Paulo, no reconhecimento das intervenções realizadas nas escolas participantes e na incorporação dos atos de documentação e registro pelos profissionais envolvidos. Foram mais de 5 mil crianças impactadas diretamente, e a proposta deixou marcas não apenas em cada uma delas, mas nas escolas, nas ruas nas árvores e nos postes da cidade.

Ver alunos tendo acesso à arte em suas escolas e professores planejando aulas que fomentam a curiosidade e a autoria, nos enche de satisfação e de um sentimento de missão cumprida, ou melhor, iniciada!”
Claudia Siqueira

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO: