O que fazemos

Núcleo de Projetos: Esporte Cidadão

A importância de abordar temas como autoimagem com crianças e jovens tornou-se evidente há algumas décadas e o tema segue relevante até os dias de hoje, cada vez com mais força.

Esporte Cidadão foi uma ação de responsabilidade social da Unilever, e o Instituto Sidarta, em parceria com Ades – Rexona, trabalharam juntos com o objetivo de ampliar o repertório dos professores para abordar temas como a beleza e sua relação com a autoestima, proporcionando discussão e reflexão no cotidiano. O grande desafio desta iniciativa era abordar estas temáticas dentro da quadra de vôlei – este foi o ambiente escolhino para provocar e evidenciar o quanto a autoimagem pode ser distorcida por um mediador não competente.

O projeto, monitorado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Ação Comunitária (INDECA), formou profissionais em Itatiba (SP) e Curitiba (PR) e impactou crianças e jovens, proporcionando também discussões sobre temas como respeito, solidariedade e colaboração por meio do esporte.

O material pedagógico produzido a partir deste trabalho tornou-se referência nacional para ações de fortalecimento de autoestima. Denominado “Autoestima e Esporte”, inclui um kit de fascículos e um CD-ROM de apoio audiovisual elaborados para servir de base aos educadores na hora de realizar atividades e provocar reflexões sobre os temas propostos com seus alunos.

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

unilever

CAPA DA PUBLICAÇÃO:

_esporte_2