O que fazemos

Núcleo de Projetos: Eu escrevo, tu escreves, nós mudamos

O programa Eu escrevo, Tu escreves, Nós mudamos nasceu junto com o Sidarta, em 1998, e marca o início da relação do Instituto Sidarta com seu entorno.

Criado para melhorar a qualidade do trabalho de produção textual, leitura e escrita realizado em escolas públicas, o projeto envolveu ativamente entidades governamentais e privadas, professores, estudantes e voluntários na visão de promover o desenvolvimento discursivo para o exercício da cidadania, contribuindo para tornar o aluno um produtor textual mais proficiente e crítico.

O Programa atuou junto a professores da rede pública de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos. A proposta foi trabalhar em parceria com estes profissionais para dar elementos aos alunos no processo de desenvolvimento de sua expressão escrita. A publicação de um livro ao final do ciclo foi a maneira que escolhemos para fazer com que as produções textuais transpusessem as fronteiras do universo escolar.

O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira delas, chamada de Paradigma, inclui a sensibilização e orientação técnica e temática para os professores por meio de oficinas de leitura e produção textual como uma maneira a prepará-los para formar e estimular suas turmas, a fim de que percebam o poder da reflexão consciente e da produção textual no contexto de seu desenvolvimento como cidadãos do mundo.

A segunda etapa, A Linha e o Destino, foi o trabalho de produção textual dos próprios alunos, que participaram de um concurso de redação com uma única proposta temática desenvolvida em diversos gêneros textuais. Ao final desta etapa, 200 trabalhos eram selecionados anualmente para compor o livro Eu Escrevo, Tu Escreve, Nós Mudamos, entregue aos participantes, apoiadores do projeto e distribuídos em bibliotecas públicas pelo Brasil.

Tão importante quanto o produto final, que se materializa na publicação desta obra é o rico processo de produção textual, que durante alguns meses mobilizou professores e alunos.”
Maria Ruth Banholzer – Prefeita de Itapevi

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

cotiaeafins

DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO: