O que fazemos

Núcleo de Projetos: Território do Brincar

O que fazem as crianças fora da escola nos seus momentos mais espontâneos? O que elas têm a nos dizer atrás dos seus gestos, das brincadeiras? E o que tudo isso ecoa para um educador? O convite do território do Brincar para as escolas parceiras foi pra gente olhar e dialogar em conjunto sobre o brincar de tantas infâncias pelo Brasil”
Renata Meirelles

O Território do Brincar é um projeto de pesquisa, registro e difusão da cultura da infância brasileira coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Instituto Alana. A iniciativa lança um olhar para as crianças e suas brincadeiras – dentro e for a do ambiente escolar.

O Colégio Sidarta, a escola de aplicação do Instituto Sidarta, foi uma das seis escolas selecionadas para participar do Diálogo com Escolas, uma série de conversas e videoconferências sobre diversos temas que deu origem a um livro e um documentário baseados nesta troca entre a equipe do projeto e os educadores, buscando convidar outros educadores a fazerem o mesmo: observar o brincar das crianças em seu próprio território, a escola.

Enquanto investigavam o brincar em diferentes partes do Brasil, Renata enviava reflexões pessoais, textos de referência e cenas dos locais em que estavam. A interface com a equipe de professores de Educação infantil do Colégio Sidarta foi determinante para que estes pudessem ampliar seu conhecimento sobre a importância do brincar e colocassem o brincar espontâneo na agenda das crianças e na pauta do dia, fazendo do aprender pela experiência algo rotineiro, e não um evento segregado ou menos valorizado.

Entre os inúmeros materiais desenvolvidos pela equipe o documentário “casinhas” foi o destaque.

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

alana3

DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO: