Jo Boaler e Jack Dieckmann, ambos da Universidade de Stanford (EUA), inspiram o público a apresentar a Matemática aos alunos de maneira mais visual e criativa durante o Seminário Mentalidades Matemáticas, que aconteceu em maio (23), em São Paulo
Instituto Sidarta, Fundação Lemann e Fundação Itaú Social realizam evento para colocar em pauta o modo de ensinar matemática. Na foto, Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta; Camila Pereira, diretora de Políticas Educacionais na Fundação Lemann; e Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social
O Seminário Mentalidades Matemáticas contou com a presença do professor Jack Dieckmann, PhD, diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford (EUA)
A professora Jo Boaler, PhD, também de Stanford, marcou presença por vídeo e falou sobre as contribuições da Neurociência e quais estratégias adotar na educação para a aprendizagem em Matemática. “Quando a matemática é mais visual, todos os alunos participam e aprendem mais”, defende
A intenção do encontro com as 150 pessoas presentes (professores, formadores e gestores) foi conscientizar sobre a urgência de tratar o tema no Brasil. Aproximadamente 70% dos jovens brasileiros ainda não atingiram o nível mínimo para exercer a plena cidadania em Matemática
Jack Dieckmann propôs algumas atividades para o público. Tudo para que as pessoas refletissem sobre o que as próprias experiências do dia a dia carregam de conceitos matemáticos
Jack Dieckmann lançou um desafio: “Como levar o dia a dia para a sala de aula e planejar atividades matemáticas que também já fazem parte da rotina dos alunos?”, instiga
Os professores do Colégio Sidarta ensinaram aos participantes alguns jogos utilizados por eles em sala de aula e que estimulam a lógica em seus alunos
Jo Boaler entrou em ao vivo durante o Seminário Mentalidades Matemáticas para responder os questionamentos de alguns participantes
As professoras Maitê Fracassi, do Colégio Sidarta, em Cotia (SP), e Lara Barris, da EE Henrique Dumont Villares, em São Paulo, contaram para Jack Dieckmann e todo o público presente sobre suas experiências em sala de aula e o ensino de Matemática
Jack Dieckmann encerrou o evento convidando todos a pensar sobre os próximos passos que podem ser dados para que a Matemática seja mais aberta, criativa e visual na escola
O dia foi marcado também pelos lançamentos das versões brasileiras do livro Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula, de Jo Boaler, Jen Munson e Cathy Williams, voltado aos educadores brasileiros – essa já é a segunda obra de Jo Boaler traduzida para o português –, e do conteúdo on-line disponibilizado pelo site Youcubed.
Foto: Serjão Carvalho
Texto: Cristiane Marangon