O que fazemos

Núcleo de Projetos: Acesso

O programa ACESSO nasceu como uma resposta a uma inquietação do próprio Instituto Sidarta. Nossa parceria com o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos – ISMART traz anualmente 10 alunos da rede pública de ensino para cursarem o Ensino Médio no Colégio Sidarta, nossa escola de aplicação.

Neste processo seletivo, mais de 500 alunos participam, e nossa maior questão sempre foi com relação aos alunos que não conseguem as vagas. O que podemos fazer para ajudá-los e apoiá-los para que possam estar preparados não apenas para o nosso programa de bolsa, mas também para instituições públicas como Escolas Técnicas Estaduais e Federais e outras instituições privadas?

O ACESSO é uma oportunidade de aprender mais, uma chance de ganhar uma coisa que ninguém pode tirar de mim: meu conhecimento.”
Thiago, turma de 2016

Desta forma, o ACESSO (Acreditar, Escolher e Sonhar), nasceu com o propósito de dar condições intelectuais e emocionais para que os jovens de nossa região possam estar prontos ao final do Ensino Fundamental II para participarem de diferentes processos seletivos e irem em busca de seus sonhos. 

O Instituto Sidarta apresentou esta iniciativa ao Sistema Universitário de Ensino, que prontamente decidiu apoiar a iniciativa, doando todo o material de revisão referente ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) aos alunos. Os encontros de revisão acontecem todos os sábados e são dados por nossos professores monitores e por professores convidados. Em 2017, além de selecionar 10 alunos para cursarem o EM no colégio Sidarta, também ampliou o atendimento para o 9º ano com 5 vagas, em um projeto piloto.

Tenho oportunidades aparecendo e portas se abrindo. E a cada porta que se abre, uma chance para eu mostrar meu potencial.”
Maria Eduarda, turma de 2016

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

universitario

DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO: