O que fazemos

Núcleo de Projetos: Criança em Pauta

Chegada da Primavera (87)_F!O projeto Criança em Pauta, uma parceria entre o Instituto Sidarta e a empresa Helipark, nasceu com o propósito de orientar, inspirar e disseminar uma nova cultura de infância na rede municipal de ensino na cidade de Carapicuíba.

Com uma equipe especialista atuando em período integral dentro da EMEI Luiz Simplício de Andrade, a unidade escolar escolhida para ser a base desta iniciativa, trabalhamos juntamente com a equipe escolar para repensar os tempos da escola, sua função, suas propostas e sua relação com a comunidade local. Buscamos fortalecer a figura do professor como alguém competente e de grande referencia na vida de seus alunos.

A escola foi se transformado em espaço de estudo e pesquisa a fim de refinar o olhar das educadoras para a preservação da infância das crianças. Ampliar o nível de consciência de cada uma fez com que tomassem decisões mais assertivas ao desenvolverem o planejamento de suas aulas. Consequentemente, os encontros com as crianças tornaram-se mais ricos, e elas passaram a se sentir em um ambiente seguro e totalmente comprometido com seu desenvolvimento global.

Esse projeto faz a gente refletir muito sobre o nosso dia a dia, nossa postura enquanto profissional e enquanto pessoa”.
Elza, Professora da EMEI Luiz Simplício de Andrade

Chegada da Primavera (12)_F!Tendo como foco maior o bem-estar das crianças, a parceria que inicialmente estava focada no desenvolvimento da equipe pedagógica, acabou indo além e levantou um valor em dinheiro, por meio de financiamento coletivo para melhorar questões estruturais fundamentais da escola.

A iniciativa foi ampliada para além dos muros do Simplício, fazendo com que os encontros de formação também acontecessem com diretores e coordenadores de todas as unidades escolares do município, além de educadoras de outras EMEI’s, que frequentaram os encontros de formação de forma voluntária.

Para nós, estas foram evidências de que sempre encontraremos professores comprometidos com seu desenvolvimento e com a aprendizagem de seus alunos, e que o contexto em que estão inseridos nem sempre é um pretexto para não fazer, mas sim para fazer diferente. Para fazer a diferença!.

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

helipark

CAPA DA PUBLICAÇÃO: