O que fazemos

Núcleo de Projetos: Knorr pelas Refeições em Família

O programa Knorr pelas Refeições em Família é justamente isso: uma bandeira erguida para que a família esteja mais presente no momento das refeições de suas crianças. A proposta surgiu de um estudo global que envolveu 12 países e pesquisou os hábitos alimentares de cada cultura. Durante seu desenvolvimento, ficaram evidentes os benefícios da refeição compartilhada em família, e propusemo-nos, então, a atuar junto a outras escolas estimulando as refeições compartilhadas de forma a humanizar os momentos da alimentação e conscientizar também as crianças e suas famílias sobre estes benefícios.

A ênfase de uma refeição vai muito além da questão nutricional – este é um momento que diz respeito a qualidade do vínculo, da interação e das relações estabelecidas à mesa. Nossa proposta foi conscientizar professores, alunos e famílias de que as refeições devem ser realizadas de forma a propiciar o prazer e a interação à mesa. Devemos buscar a qualidade não apenas no aspecto nutricional da refeição, mas também em seu aspecto emocional e social.

Pioneiro, este projeto de intervenção junto a escolas da rede pública de ensino e as famílias em São Paulo e Minas Gerais abordou estes temas há quase dez anos, muito antes da recente onda de preocupação acerca da humanização da alimentação escolar, e foi capaz de promover, com o apoio de uma equipe de formadores especializados, assessoria psicológica e nutricional, a troca de experiências entre pais e filhos e o estreitamento de vínculos familiares.

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO: