O que fazemos

Núcleo de Projetos: Selo Aqui Se Brinca

Se o Brincar garante a infância e é por meio da brincadeira que a criança descobre o mundo, aprende e se desenvolve, é de se esperar que o Brincar esteja presente não só em casa ou no parquinho, mas também na escola, certo? Parece que hoje o Brincar se perdeu. Essa foi a percepção de 79% das mães entrevistadas por uma pesquisa encomendada pela OMO (Unilever).

Diante isso, a equipe de OMO nos procurou para que desenvolvêssemos um projeto que teria como objetivo valorizar e ampliar a prática do brincar em escolas. Criamos assim o reconhecimento de escolas brincantes, ou seja, unidades escolares que tinham, em sua rotina, o brincar como potencializador de infância.

Um programa que reconhece que, para o desenvolvimento de uma criança, História, Matemática e Geografia são tão importantes quanto corre-cotia, esconde-esconde e pega-pega.”
Sandra Carvalho

Inicialmente o programa aconteceu em escala estadual e depois nacional. Escolas de infância e creches do Brasil todo compartilharam suas experiências com o brincar livre e suas percepções sobre como o brincar ocupava espaço na formação integral da criança. As escolas com praticas diferenciadas eram reconhecidas com o “Baú de Possibilidades”, que era composto por diversos materiais não estruturados que podiam se tornar brinquedos e ser explorados pelas crianças, além de um parque para a área externa da escola.

Foram consideradas “escolas que brincam” as instituições de ensino infantil que promoviam atividades permanentes do brincar, que tinham soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos como falta de espaço ou recursos e que colocavam o brincar como tema de formação de seus educadores e equipe.

Nossa missão central durante este projeto foi difundir, entre educadores, a importância do brincar em espaços escolares e a não escolarização da infância. Crianças precisam brincar e isto não significa necessariamente comprar brinquedos, mas criar brincadeiras, criar brinquedos resignificando objetos que na visão de muitos adultos podem não ser considerados brinquedos, mas que para uma criança serão com certeza.

São projetos como este que divinificam e incentivam o trabalho do professor, fazendo com que este não desista de seus sonhos, acredite no seu trabalho e na sua capacidade como educador.”
Margareth Gasparini

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

unilever

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