O que fazemos

Núcleo de Projetos: Real Beleza

Nove entre dez mulheres não se sentem bonitas ou satisfeitas com o próprio corpo. Dois terços delas já deixaram de participar de alguma atividade profissional ou social por se sentirem inseguras fisicamente e mais da metade concorda que a mídia e a publicidade definem parâmetros irreais de beleza, que a maioria das mulheres jamais conseguirá alcançar.

Nem tudo que é bonito, é perfeito, pois a beleza tem defeito”.
Samilla Kety Moreira, 12 anos – Ateliê de Artes Plásticas Valinhos

A pesquisa Além dos Estereótipos, encomendada pela marca Dove em 2005, envolveu 3.200 mulheres com idades entre 18 e 64 anos, de dez países, entre eles o Brasil. Estes foram alguns dos principais resultados aferidos, a partir dos quais foi formatado o programa Dove Pela Auto-Estima.

IMG_0292_F!Esta iniciativa mundial teve como uma de suas ações o Projeto Real Beleza, uma parceria do Instituto Sidarta e a marca Dove. O Programa foi implantado em escolas públicas com o objetivo de fortalecer a autoestima de crianças e adolescentes ao provocar discussões sobre o conceito de beleza.

O Projeto Real Beleza foi voltado à formação de meninos e meninas da 3ª a 8ª série do Ensino Fundamental e dos profissionais da educação que trabalham com estes alunos. Seu objetivo principal foi ampliar o repertório individual em relação ao conceito de beleza e auto-estima, desenvolvendo em cada um uma relação mais saudável, consciente e positiva com sua autoimagem.

Sentia meu corpo gordo, o meu cabelo era ruim e eu sempre quis ter o cabelo liso. Agora, sinto meu corpo normal, não ligo para o que as pessoas falam, o meu corpo está ótimo.”
Andréia Viana da Silva, 12 anos – CEMEB Governador André Franco Montoro – Ateliê de Artes Corporais, Itapevi

Para isso, possibilitamos a vivência de diferentes sentidos e significados de “beleza” por meio de ateliês – espaços de criação e experimentação artística em três diferentes linguagens: artes corporais, literárias e plásticas. Nestes espaços, os alunos tinham a oportunidade de refletir sobre temas relacionados, de acordo com uma programação semestral.

A análise dos resultados alcançados nas oficinas resultaram na publicação de um livro que sistematizou toda a metodologia desenvolvida para abordar os alunos e professores envolvidos com a temática.

A Revista Claudia também produziu uma série de reportagens para dialogar com o público feminino sobre os padrões ditados pela moda e o mercado, que instauram padrões inatingíveis de beleza.

A experiência do Real Beleza provocou transformações significativas nos participantes, que puderam ser percebidas de diversas formas. Cabelos que se soltaram, cachos assumidos, cor de pele que vira orgulho, coragem de falar em público e apreço à diversidade são algumas dessas formas.

IMG_0761_F!No início de 2008, o projeto foi reconhecido internacionalmente, quando o trabalho de uma das alunas foi selecionado para participar de uma exposição na Tate Modern, em Londres. Esta exposição foi resultado do concurso Art Project organizado pela Unilever Global. O principal objetivo da iniciativa era convidar crianças do mundo todo a produzir trabalhos de arte baseados no tema “Beleza e diferença: mundos à parte”. A equipe da galeria londrina escolheu o trabalho de Stefhani Silva de Albuquerque, 9 anos, participante do ateliê de Artes Plásticas do Projeto Real Beleza de Itapevi – SP, da turma da educadora Marília Hellmeister.

A aluna e a coordenadora do projeto Real Beleza, estiveram presentes na abertura da exposição, que aconteceu no dia 26 de março de 2008. Stefhani teve a oportunidade de compartilhar suas vivências e percepções com os mais diferentes interlocutores e crianças de outros projetos apoiados pela UNILEVER em outros países. Assim, o projeto cumpriu sua missão: provocar a reflexão sobre a diversidade e os padrões de beleza e fortalecer a autoestima de meninos e meninas.

Antes do ateliê, sentia meu corpo feio e diferente dos outros, eu achava que o corpo de todo mundo era perfeito e só eu que era a única diferente.”
Moséli Pires e Silva, 12 anos – EMEF CEU Butantã – Ateliê de Artes Plásticas

NOSSOS PARCEIROS NESSE PROJETO:

CAPA DA PUBLICAÇÃO:

_beleza_2