Educação Infantil

Ensino bilíngue em um ambiente educador, que valoriza o aprendizado por meio da exploração e do brincar

Os primeiros anos da vida de uma criança são de extrema importância em sua evolução. Cerca de 80% do cérebro se desenvolve até os cinco anos, e é nessa fase que deve ser mais estimulado. Na primeira infância, o Colégio Sidarta valoriza a curiosidade inata das crianças, cuidando do processo relacionado ao brincar, potencializando a criatividade e ampliando seu repertório lúdico, cultural e linguístico. A Educação Infantil tem o inglês como primeira língua e inclui aprendizados nas principais áreas do conhecimento, além do ensino de mandarim. As crianças contam com uma equipe multidisciplinar formada por professores tutores e auxiliares, acompanhados pela Coordenação e Orientação Educacional. Os alunos participam de saídas pedagógicas pensadas para que eles se apropriem do mundo que os cerca, aprendam a interagir, respeitar e criar vínculos além do eixo família-escola. A iniciação científica está presente em formato de experimentação, que se apoia na curiosidade para a investigação e a descoberta do mundo. Nessa fase, a proximidade das famílias é muito importante, e elas são convidadas frequentemente para atividades como Contação de Histórias, Banco de Talentos e Eventos pedagógicos. 

Fundamental I

Exercício de convivência e construção de alicerces para o desenvolvimento de competências sociais e intelectuais

A curiosidade é uma grande força motriz que incentiva a descoberta e provoca as infindáveis questões das crianças - fonte maior de seu aprendizado. Neste ciclo os alunos aprendem a observar, conhecer e compreender diferentes fenômenos sociais e da natureza. Ao longo deste segmento, a leitura diária se torna parte da rotina como importante aliada na construção de conhecimentos, assim como a produção de textos. O raciocínio lógico e as habilidades de cálculo são desenvolvidos por meio de jogos e problematizações  que propiciam a busca de estratégias de resolução. Há ainda  entrada das disciplinas de Espanhol e Filosofia. As Saídas de Apreciação passam a incluir também Estudos de Meio, viagens curtas que propiciam o aprender pela experiência, a vivência fora da escola e o desenvolvimento de autonomia. Visitar exposições de arte, reconhecer a importância dos monumentos e de áreas públicas como parques, são parte da rotina e ensinam a valorizar a história de cada cidade e a cultura de seus moradores. Com o acompanhamento da Orientação Educacional, as turmas participam semanalmente das assembleias de classe, momento onde constroem o sentido de grupo e refletem sobre seu papel na escola. 

 

Fundamental II

Oportunidades de reflexão sobre a informação, visando a sua transformação e utilização em diferentes contextos

Este período compreende a fase em que a sistematização de competências para a formação do aluno se consolida. A autonomia em relação aos procedimentos de estudo e o autogerenciamento são os principais focos de trabalho. O ensino de línguas torna-se mais intenso, com a inclusão de exames de proficiência periódicos nos três idiomas oferecidos: inglês, espanhol e mandarim. Uma nova rotina de pesquisa é introduzida pela Iniciação Científica visando o aprimoramento da elaboração de hipóteses, conexão com outras linguagens e avanço na autonomia para a pesquisa individual. Aulas de Orientação Educacional são oferecidas com o intuito de desenvolver competências socioemocionais, dando possibilidade de exercício da vida em sociedade. Neste ciclo os alunos começam a participar do Grêmio Estudantil em parceria com alunos do Ensino Médio, vivenciando as etapas de um processo democrático: organização de chapas, elaboração de campanhas, debates e até discurso de posse. O desafio é tornar os alunos responsáveis por sua aprendizagem, desenvolvendo o autogerenciamento necessário para seguir em frente e encarar os desafios do Ensino Médio  fortalecidos.

 

Ensino Médio

Consolidação de valores e projetos de vida, fortalecimento do pensamento crítico e do exercício da cidadania

O Ensino Médio é uma etapa decisiva na formação do aluno. No Colégio Sidarta, além dos conteúdos básicos exigidos pelos grandes exames, desenvolvemos competências, como resiliência, liderança, pensamento crítico e consciência cidadã, habilidades que auxiliam na criação de uma postura que possibilite o ingresso no campo universitário (dentro e fora do país) e também no mercado de trabalho. O curso é desenvolvido em três anos, mas o conteúdo em dois anos e meio, possibilitando que o último semestre seja exclusivamente de preparação para os exames de ingresso nas universidades. A Iniciação Científica segue na rotina como modo de provocar a resolução de problemas e contribuir para a sociedade da qual nossos alunos são parte ativa. A grade curricular inclui aulas de Cidadania e Empreendedorismo Social visando à prática de uma cultura democrática e o conhecimento acurado das regras e dos desdobramentos atuais da política brasileira. Consciente da importância da escolha profissional, nossa Orientação Vocacional consiste em um profundo processo de autoconhecimento, conduzindo os alunos à conscientização acerca de seus talentos genuínos e de seus projetos de vida.

 

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