26.Abr.2019
“Há um flerte do futebol com a política. Futebol e política fervilham” (Chico Bicudo)
Por Fernanda Lima e Gi Caparroz
Nada mais enriquecedor para alunos da 3º série do Ensino Médio do que um encontro com o autor. No último dia 24 de abril eles tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com o cronista e jornalista Chico Bicudo, autor do livro “Crônicas Boleiras”, lido pela turma. O tema do encontro foi o gênero crônica e o futebol.
No caso do autor, a crônica nasceu no ambiente digital. Chico conta que era apaixonado por leitura desde pequeno. Em 2014, após a Copa do Mundo do Brasil ele, que já publicava crônicas na internet, viu seu trabalho viralizar. O resultado? Um convite para escrever um livro. Convite - e desafio - foram prontamente aceitos.
O autor confirmou a percepção dos alunos de que seu livro, apesar de ter como mote o futebol, não trata apenas deste assunto. “No processo de criação das discussões futebolísticas, assuntos políticos flertam o tempo todo”, contou.
Segundo Chico Bicudo, a crônica carrega leveza. É uma linguagem mais leve, informal e solta. É possivel escrever com humor e fazer provocações. "A crônica vem do cotidiano. Ela é democrática, pois gera diferentes percepções", disse. Chico falou ainda sobre como “a crônica transforma o flash do momento cotidiano em algo que consegue tocar os corações de forma instigante, longe do estereótipo de ser um gênero superficial. Elas podem promover profundas reflexões, além de ser um processo criativo interessante”.
Pelo viés do esporte, o cronista falou sobre assuntos muito atuais e importantes, como a corrupção dentro e fora dos times, a elitização do futebol brasileiro (ingressos e estádios já não são tão acessíveis), a homofobia nos estádios, a mulher no futebol e a íntima relação entre a bola, história e política.
Para os alunos, o encontro trouxe pontos positivos. “O livro mostrou uma nova perspectiva sobre o assunto e agregou muito mais valor e conhecimento à minha visão de mundo”, disse um dos alunos. Agora, a turma terá um desafio extra: adaptar a crônica “Os 7 pecados boleiros capitais”, de Francisco Bicudo, em roteiros para 7 curtas-metragens que serão exibidos em nosso Sarau dos 7 Pecados Capitais, em 13 de setembro. O cronista será nosso convidado especial.
A Jornada EAD do Colégio Sidarta